Dia do Nordestino

Dia do Nordestino

Neste dia 8 de Outubro se comemora o dia do Nordestino,povo com influências em grande parte da formação do que hoje é o nosso Brasil. A data é celebrada a 12 anos e foi oficializada em 13 de Julho de 2009. Escolhida em homenagem ao centenário de nascimento do grande poeta,cantor e compositor cearense "Antônio Gonçalves da Silva" conhecido em todo país como o grande Patativa do Assaré.

A cultura da região Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante, é de lá que vem as características no nosso "jeitinho brasileiro". As comidas típicas,a dança, as músicas, as paisagens bonitas da caatinga, e claro, o sotaque marcante de um povo humilde que nos dá de presente diversos exemplos de culturas que herdamos do Nordeste! Podemos citar entre elas: festas juninas, reisado, cordéis, culinária sertaneja,e obras como o livro "Morte e Vida Severina" do autor de poemas modernistas, João Cabral de Melo Neto. Além de tudo as músicas dançantes que contam de um jeito crítico a vida nordestina do rei do baião, Luiz Gonzaga. 

Enfim, em Caldas Novas, o povo nordestino é representado pela braveza, apesar do preconceito ainda existente, são de grande importância pois participaram ativamente na construção e cultura da capital das águas quentes.

E nos faz pensar que: "Não há nenhum grande momento na história do Brasil que não haja a presença direta ou indireta do Nordestino, seja do ponto de vista político, econômico ou cultural. Esse dia 8 de Outubro nos faz pensar nisso". 

Escrito por: Pamela Cristina Borges