Secretário de Caldas Novas viaja para ajudar vítimas do RS, mas recebe diária

Secretário de Caldas Novas viaja para ajudar vítimas do RS, mas recebe diária

A prefeitura de Caldas Novas confirma que o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) do município, Sérgio Gustavo da Silva, está recebendo diárias do poder público para ficar em Porto Alegre no auxílio às vítimas de enchentes. Além disso, ele estaria utilizando o próprio PIX para arrecadar doações. A prefeitura esclarece que a Defesa Civil da cidade integra a força-tarefa de voluntários e que os valores de diárias são para 9 dias. Leia a nota abaixo.

Segundo informações obtidas através do Portal da Transparência do município, o secretário partiu para Porto Alegre no dia 9 de maio e permanecerá na cidade até o dia 17 do mesmo mês. De acordo com o portal, ele irá representar a Defesa Civil de Caldas Novas e a Semmarh na equipe de frente de resgate animal.

Embora a viagem e os gastos do secretário estejam sendo bancados pela Prefeitura de Caldas Novas, Sérgio Gustavo está fazendo uma vaquinha online nas redes sociais, solicitando doações de dinheiro para a compra de equipamentos. A prefeitura, no entanto, diz que a “vaquinha online [é para] doações, no sentido de contribuir na compra de roupas apropriadas para o trabalho na água e frio, e ainda, medicamentos para o tratamento de animais resgatados, devido ao triste cenário em que se encontra a região”.

Leia a nota de Caldas Novas

A Defesa Civil de Caldas Novas, criada em 2022 pela gestão atual, está integrando a força-tarefa de voluntários enviada pelo Estado de Goiás ao Rio Grande do Sul. Entre os profissionais que estão atuando junto a voluntários da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) no socorro de milhares de animais resgatados até agora, estão o Secretário Municipal de Maio Ambiente, Sergio Gustavo e veterinários que atuam na Defesa Civil Municipal.

Em resposta ao questionamento sobre valores das diárias recebidas pelo referido Secretário, importa esclarecer, que tais denúncias são totalmente infundadas, o que pode inclusive, ser verificado no portal de transparência do Município (histórico das diárias e portaria) consta que no dia 10/05 foi pago ao Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sergio Gustavo da Silva, o valor total de R$ 5.200,00 (Cinco mil e duzentos reais) referente à diárias de viagem com pernoite para a cidade de Porto Alegre – RS, com a finalidade de representar a Defesa Civil e Semmarh de Caldas Novas, com linha de frente para o resgate animal, nos dias, 09/05, 10/05, 11/05, 12/05, 13/05, 14/05, 15/05, 16/05, E 17/05/2024.

Além do envio de profissionais, a Administração Municipal criou 10 pontos de coleta, espalhados pela cidade para a entrega de doações com itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas, alimentos não perecíveis, assim como kits dormitório e cobertores (novos e embalados). Grande parte já foi enviado para o Rio Grande do Sul.

Segundo o que foi repassado pelo Secretário Sergio Gustavo, foi solicitado uma vaquinha online para doações, no sentido de contribuir na compra de roupas apropriadas para o trabalho na água e frio, e ainda, medicamentos para o tratamento de animais resgatados, devido ao triste cenário em que se encontra a região.

 

Respeitosamente, nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Fonte - Mais Goiás